top of page
Performance

Cápsulas Vivas, 2022 -2023

 

Esta página é dedicada a uma série de exposições e oficinas que nasceram da nossa colaboração arte-sociologia, no âmbito do projeto Biohybrid Bodies (Biohybrid Bodies project)

Embarcamos em uma jornada para examinar as possibilidades de coexistir com Máquinas Vivas, combinando nossas abordagens sensoriais com imaginações criativas e sociológicas. Nosso objetivo era adentrar no reino das novas tecnologias biohíbridas e seu impacto transformador na distinção entre entidades vivas e não vivas. Nossa principal investigação gira em torno de compreender como percebemos e navegamos por essas fronteiras difusas o que nos levou a criar uma experiência artística imersiva.

Entre diferentes propostas do nosso projeto, abaixo explicamos alguns exemplos como:

Experiência e performance multissensorial, sonificação espacial de dados e frequências, paisagem sonora, imagens microscópicas da flor de Jambu, gravação de voz e imagens de IA.

 

1. Performance participativa: "Biohybrid Buzz: uma ativação através da degustação de frequências"

 

Nesta peça, a participação ocorre em de uma experiência imersiva de áudio 3D que combina a sonificação de dados e a espacialização do som, revelando as conexões entre corpos biohíbridos, os sentidos humanos e as máquinas vivas. Durante essa exploração, os participantes terão a oportunidade de saborear uma cápsula feita com a flor brasileira conhecida como Jambu, Electric Daisy ou Buzz Buttons, que tem a peculiaridade de provocar vibrações na boca. Ao mesmo tempo, há um envolvimento por um áudio surround repleto de baixas frequências, proporcionando uma experiência sensorial única. Tal experiência ativará simultaneamente os receptores presentes na boca e na pele em uma fusão, permitindo que dois sentidos se unam em uma mesma sensação: a vibração.  


Por Joana Burd, Ned Barker e Nikolas Gomes.

 

Futuras datas e locais:

[10 de junho de 2023 LONDRES] (mais detalhes e ingressos aqui)

[15 de junho de 2023 OXFORD] (mais detalhes e ingressos aqui)

workshopvoicean AI

2. WORKSHOP: Sonificação de dados e Living Machines

 

Nesta oficina, compartilharemos nossa pesquisa recente em colaboração com o artista sonoro Nikolas Gomes, focando na combinação de novas práticas por meio de envolvimentos materiais e sensoriais. Os participantes explorarão técnicas de sonificação de dados e terão a oportunidade de criar e compor peças sonoras com base nos dados revelados.

Futuras datas e locais:

[20 de maio de 2023 PARIS (mais informações aqui)

[10 de junho de 2023 LONDRES] (mais detalhes e ingressos aqui)

[14 de junho de 2023 OXFORD]  Oxford Brookes University

[Set 2023 BARCELONA] - (A confirmar)

Microscope imaging of the Jambu Flower

3. Imagens microscópicas da Flor de Jambu

Colaborador: Dr. Tchern Lenn (Microscopia e Técnico em Imagem Cancer Research UK, UCL)

No dia 16 de novembro de 2022, fomos recebidos pelo Dr. Tchern Lenn, Técnico de Microscopia e Imagem, em seu Laboratório. Após uma conversa inicial e uma breve explicação sobre o projeto, ele nos apresentou duas visualizações microscópicas da Flor. Foi uma experiência intensa e contemplativa observar de perto o Jambu, sua morfologia, composição celular, pistilos, tecidos vegetais, entre outros elementos presentes na estrutura natural. O material captado foi

posteriormente foram adicionados movimentos cíclicos as imagens estáticas. 

Data and sonification

4. ESTUDOS DE DADOS CIENTÍFICOS
Colaboradores: Dr. Xueming Xia e Dr. Han Wu (Departamento de Engenharia Química, UCL)

 

Ao final de 2022, tivemos o privilégio de conhecer quatro técnicas distintas por meio da expertise da Dra. Xueming Xia, especialista em instrumentação de pesquisa e pela Dra. Han Wu, o gerente dos Laboratórios do Centre for Natura Inspired Engineering.  Nessas visitas tivemos a oportunidade de ver as ondas interiores do Jambu, seus componentes químicos em uma grande quantidade de dados que mais tarde foram traduzidos para o som com a prática de sonificação de dados. 

As técnicas utilizadas foram:

 

UV-Vi, Visible spectrophotometry - absorção de luz do elemento (aqui luz azul/ciano)

FTIR, Fourier-transform infrared spectroscopy - analisa o espectro infravermelho de absorção de uma amostra.

TGA, Thermogravimetric analysis - apresenta a perda de peso da amostra ao aquecê-la.

GC, Cromatografia Gasosa - uso do gás para separar os elementos para analisá-los.

Confira abaixo como soam as tabelas:

Screenshot 2023-05-16 at 16.57.59.png
giphy.gif
Screenshot 2023-05-16 at 16.58.50.png
giphy.gif
Screenshot 2023-05-16 at 16.58.23.png
giphy.gif
Screenshot 2023-05-16 at 16.57.21.png
giphy.gif

5. TÉCNICAS DE SONIFICAÇÃO DE DADOS

 

Com base nas duas questões: a) Existe alguma forma de tratar e processar a tabela de dados sem tanta programação e/ou trabalho repetitivo? e b) Existe alguma forma de transformar dados em som de uma forma mais lúdica que facilite a tentativa e erro? Nikolas Gomes criou uma aplicação para sonificação de dados. Esse aplicativo precisava ter uma interface gráfica que facilitasse o uso para usuários sem experiência em programação, bem como permitir o carregamento de áudios prontos (samples) para servirem de som material para sonificação. A primeira versão do software foi desenvolvida com o objetivo principal de sonificar os dados químicos e moleculares da flor e do fruto do Jambu, coletados em laboratório por Burd e Barker. Esses dados foram exibidos em tabelas no formato .csv, que podem ser carregadas no SuperCollider através da função CSVFileReader.

6. FOTOGRAFIA ESPECULATIVA
Colaboradores: Ram Shergill  (fotógrafo)
Daen Palma Huse (modelo) & Luiza Kessler (modelo e performer) ​

Também trabalhamos com Ram Shergill - um fotógrafo e pesquisador crítico de corpos pós-humanos. Após discussões conceituais, trouxemos protótipos de Living Capsules para uma sessão de fotos onde modelos experimentaram e posaram com eles. Com um tom lúdico e humor experimental, procuramos descobrir e capturar momentos íntimos/sensoriais do corpo-cápsula, penetrar/desfocar os limites do corpo-cápsula e criar uma estética híbrida entre tecnologia/natureza.

7. OUTROS PROTÓTIPOS

Ainda estamos prototipando outros projetos com as ideias de Living Capsules e algumas publicações que podem ser compartilhadas em um futuro próximo.

Apoio:

Leverhulme Trust, Santander Investigación, and European Social Fund, from 'AGAUR' Agency for Management of University and Research Grants, Department of Business and Knowledge of Catalunya, Spain.

 

Colaboradores:

Antônia Spohr Moro (Produtora)
Dr. Carey Jewitt (Orientadora de Pesquisa, UCL)
Dr. Han Wu (Consultor Científico, UCL)

Daen Palma Huse (Modelo)
Dr. Tchern Lenn (Técnico de Microscopia e Imagem, UCL)

Franccyne Kuser Fegalo (Tecnóloga em Alimentos)

Luiza Kessler (Modelo e Artista)

Louise Carpenedo (Gravação de Vídeo)

Dr. Marti Ruiz (Orientador de Pesquisa)

Nikolas Gomes (Consultor de Som e Compositor)

Ramandeep Shergill (Fotógrafo)

Dr. Xueming Xia (Técnico de Instrumentos de Pesquisa, UCL)

​Atualmente sendo desenvolvido no  Knowledge Lab, UCL, Londres. ​

 

p.s. Queremos explorar se/como essas obras interagem com a imaginação de nosso público sobre futuras tecnologias, corpos e sociedades. Se você estiver interessado em participar de uma entrevista curta (15min) após a apresentação, entre em contato com Ned (edmund.barker@ucl.ac.uk) para obter mais detalhes.

bottom of page