top of page

Living Capsules, 2022-2023

Na cocriação desses protótipos, nos inspiramos na ampla conceituação de "Máquinas Vivas" e em desenvolvimentos/imaginários tecnológicos na área de corpos biohíbridos. Depois de nos envolver com uma amostra de cápsulas, através de nossos sentidos, compartilharemos alguns de nossos objetivos, narraremos como temos trabalhado juntos e localizaremos nossa abordagem na etnografia (sensorial).

Técnicas estudadas: Experiência e performance multissensorial, sonifcação de dados de frequências de cromatografias e grafico, paisagem sonora, imagem microscópica, gravação de voz, imagens AI.

Biohybrid Buzz: an activation through tasting frequencies

‘Biohybrid Buzz’ é uma imersão que consiste em uma experiência sonora e gustativa que explora a relação entre corpos biohíbridos, sentidos humanos e máquinas vivas. O público será convidado a saborear uma cápsula feita com a flor do Jambu (também conhecida como Electric Daisy ou Buzz Buttons) e sentir um áudio surround com baixas frequências. A experiência ativará os receptores da boca e da pele simultaneamente.

Essas peças foram cocriadas com base na questão: Como podemos viver com Living Machines? A presente investigação também foi um catalisador que levou ao nascimento de uma sonificação da planta, imagens de microscópio e um vídeo explicativo com receitas brasileiras de comidas e bebidas da região da amazônia. Nesta instalação o público será confrontado com o conceito de Living Machines e ideias especulativas sobre como nosso futuro com eles pode parecer.

Imagens Microscópicas do Jambu:

Estamos dispostos a transformar novos dados dos laboratórios que visitamos e sonificá-los juntamente com imagens em movimento de plantas biohíbridas reais. Algumas das práticas combinadas ao prototipar Living Capsules que gostaríamos de destacar foram: composição de esculturas sonoras de baixa frequência sobre notas de campo sensoriais (etnográficas), sonorização de amostras de plantas, microscopia de imagens, testes de áudio surround e criação de peças hápticas e gustativas. Somos motivados a imaginar, inventar e moldar mundos vindouros, na ideia de desestabilizar Fronteiras Viver/Não Viver em diálogo com outros pensadores e criadores.

Apoio:

Leverhulme Trust, Santander Investigación and European Social Fund, from 'AGAUR' Agency for Management of University and Research Grants, Department of Business and Knowledge of Catalunya, Spain.

Outros colaboradores

Carey Jewitt (researcher advisor)
Dr Han Hu (Chromatography advisor)
Dr Tchern Lenn (Microscopy and Imaging Technician) Ellie Doney (art and materials advisor)
Franccyne Kuser Fegalo (Food Technologist)
Louise Carpenedo (video recording and editing) Nikolas Gomes (sound consultant)
Ramandeep Shergill (photographer)

Atualmente sendo desenvolvido no  Knowledge Lab, UCL, Londres.

 

artista Joana Burd junto ao investigador  PI Ned Barker

Project Biohybrid Bodies: a sociological framework for living with Living Machines 

Knowledge Lab - ​IOE, UCL's Faculty of Education and Society​ @BiohybridB

bottom of page